Conheça um pouco do
Artigo de Magda Soares - Letramento e
Alfabetização: as muitas facetas.
O termo letramento surgiu em meados dos anos 80 e
nasceu da necessidade de reconhecer e nomear as práticas da sociedade e que vão
além do aprender a ler na escola, mas de interpretar outros símbolos existentes
na sociedade. O artigo nos mostra que o indivíduo alfabetizado era aquele que
se declarasse saber ler e escrever ou que soubesse escrever o próprio nome, ou
um bilhete simples e que a partir do censo de 1950 até o momento atual o conceito
de alfabetizado passou de saber ler e escrever ao de exercer uma prática de
leitura e escrita.
Segundo a autora, o letramento no Brasil deu-se de
maneira diferente de outros países como a França e os Estados Unidos, onde a discussão sobre alfabetização e letramento
se deu de maneira independente. No Brasil, o conceito de letramento está
enraizada no conceito de alfabetização. O que leva acadêmicos a fazerem uma
fusão dos dois processos.
Ela diz que a organização em ciclos foi mal concebida
e mal aplicada, resultando em um descompromisso com a especificidade da
alfabetização e o desenvolvimento gradual de habilidades, competências e
conhecimentos. Desta forma, ela relata falsas inferências e equívocos provocados
pelo construtivismo – socioconstrutivismo em relação a alfabetização que são:
- Concepção Construtivista compreendida de forma
absoluta.
- Conceito equivocado
- Adjetivo “tradicional” visto como termo pejorativo –
não se avaliou os métodos já existentes – um dia esses métodos forma “novos” ou
“inovadores”.
Diante desses fatos a autora nos expõe que os métodos “tradicionais”,
foram deixados de lado sem serem avaliados para dar continuidade a um novo
processo. O que é tradicional um dia foi inovador, novo e que os novos
processos precisam estar amparados em algo que já existia, pois todo o
conhecimento vai sendo transformado com base em experiências que se dizem
tradicional.
Referências: Texto disponível em www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/.
São Bernardo do Campo, 24 abril 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário